Isac, Nego e Tiago fiscalizam falta de transporte escolar nas fazendas

por Assessoria de Comunicação publicado 13/05/2022 17h55, última modificação 13/05/2022 17h55

Pastor Isac (PTB), Nego da Borracharia (PSD) e Tiago do Zico (PSDB) estiveram, nesta sexta-feira (13/05), em fiscalização na zona rural. Os vereadores foram apurar denúncias de que o transporte escolar não estaria indo buscar crianças como a Ana Vitória, que até hoje nunca conseguiu assistir a uma aula na escola.

“Eu tenho muita vontade de conhecer a escola. Quero conhecer meus coleguinhas. Acho que vai ser muito legal. Só que a Kombi não vem me buscar”, diz Ana Vitória.

“Eu sinto muito desgosto, hein... Ter a minha filha querendo estudar e não ter o transporte para levar ela. Se não resolver, vou ser obrigado a pedir as contas do trabalho e ir embora daqui. Não posso deixar a minha filha sem estudar”, diz Wilson Mariano da Silva, pai da menina.

A família mora a 40km da Modelo II, onde Ana Vitória jamais esteve, apesar de estar matriculada lá.

“Não sei por que não querem vir buscar minha filha. Já fui em tudo quanto é lugar, sempre jogam de um para o outro e ninguém resolve o problema. Estive na Educação, conversei com um monte de funcionário, e sempre o mesmo descaso, dizendo que ‘depois vamos ver’. Depois quando? Vou deixar minha menina sem estudo, perdendo o ano todo?”, questiona Andreia de Paula Silva, mãe da Ana Vitória.

Não bastasse a ausência do transporte, Andreia alega que ainda precisa caminhar 12km para conseguir pegar as lições em outra fazenda e levar para tentar ensinar a filha em casa.

“No ano passado, não buscaram por causa da pandemia. Tranquilo, a gente entendeu que era questão de saúde. Mas agora está liberado, ela está vacinada, com os cuidados todos em dia. É um absurdo a Prefeitura ter as condições para botar o carro para buscar as crianças e a crianças não poderem estudar. Isso não existe! Tem que respeitar as pessoas. Até porque não é só a minha filha não. Tem outras mães também com o mesmo problema”, diz Andreia.

Pastor Isac

“Não estamos aqui para perseguir ninguém, mas para fiscalizar. Temos que saber se a educação está fazendo seu papel, que é o de buscar as crianças e dar todo o suporte para que elas possam ter acesso ao ensino e serem cidadãs de bem lá na frente. A Andreia me procurou através do Taciano e a gente fez questão de vir ouvir a situação dela. E é de uma tristeza muito grande! A situação do nosso município em relação à educação é um grande problema. Precisa melhorar muito”, diz o vereador.

Nego da Borracharia

“Um bom secretário teria que, no mínimo, conhecer a sua área. Infelizmente, o de Educação não conhece Ribas. Tem que sair do gabinete e visitar a situação da zona rural. Ficar lá sentado só esperando a mãe ir reclamar dos seus problemas é fácil demais. O caso da Ana Vitória já é o quarto que vejo de uma criança da zona rural que não consegue ir à escola por falta de transporte. Sem falar nas crianças que não têm sala de aula, que estudam na varanda, ou de outros lugares que a parede está caindo. Estive em uma sala em que um professor foi bater um preguinho para botar um quadro e a parede balançou toda”, conta o vereador.

Tiago do Zico

“A situação é muito crítica em um município milionário, onde se enche a boca para falar que tem R$60 milhões em caixa. Tanto dinheiro e não resolvem o problema de uma mãe que quer ver sua filha na escola?”, questiona o vereador.