Pastor Isac recebe superintendente da Vetorial para tratar da redução da poluição

por Assessoria de Comunicação publicado 06/09/2022 11h46, última modificação 06/09/2022 11h46

Pastor Isac (PTB) recebeu, nesta terça-feira (06/09), o superintendente da Vetorial, Edimilson Ribeiro, para tratar de um pó que moradores de bairros como Jardim do Trabalhador, Santo André e Vila Nova reclamam de vir da usina. A reunião ocorreu após o vereador ter apresentado o Requerimento 65/22, cobrando informações sobre o equipamento que filtra a poluição da siderúrgica.

“Todas as vezes que a gente faz uma visita nas proximidades da Vetorial tem pessoas reclamando do pó. Fiz esse requerimento para entender a estrutura e o posicionamento da empresa para poder dar explicações à população. A Vetorial traz um benefício muito grande para a nossa cidade. Quando eles desativaram a unidade, houve um impacto muito grande na economia de Ribas do Rio Pardo. Ter a usina aqui de volta é um presente para a cidade. No entanto, é preciso manter atenção a esse problema do pó”, disse Pastor Isac, ao lado de Nego da Borracharia (PSD).

Edimilson afirmou que a Vetorial atende a todos os parâmetros exigidos pela legislação, operando em conformidade com a licença e mantendo investimentos para buscar, cada vez mais, reduzir o impacto da usina à população. O superintendente alegou que 90% do pó que é lançado às casas dos cidadãos vem da movimentação de veículos.

“Todo pó gerado pela usina é consumido na usina. Todo pó que a usina gera no processo, a gente capta através de sistema de despoeiramento e consome via nosso sistema de injeção de finos. Esse pó que hoje a comunidade sente como principal impacto é gerado ou pelas queimadas, no ano passado, por exemplo, a gente teve uma queimada fora da usina muito grande e esse vento nessa época do ano levanta toda aquela cinza residual, e tem o impacto também dos veículos que transitam dentro da usina, transitam nas ruas da cidade”, disse, ao lado da coordenadora de Meio Ambiente e Sistema de Gestão de Qualidade da siderúrgica, Maria Gabriela.

Cinturão Verde

Edimilson apontou o período de seca e os ventos como fatores que aumentam a proliferação do pó. No entanto, dentre os projetos e esforços que disse ter a empresa, detalhou o Cinturão Verde, que busca manter eucaliptos para atuarem como uma barreira contra a propagação do pó.

“O nosso cinturão verde foi todo refeito, foi todo replantado. Ele talvez seja a grande barreira que a gente precisa avançar para que, nesse período de vento, a comunidade não sinta o impacto desse pó que é gerado principalmente nessa época do ano. O eucalipto vai levar, em média, para ganhar uma altura que sirva de barreira, uns dois anos, dois anos e meio. Já tem um ano que foi plantado. Eu acredito que, no próximo ano, no próximo ciclo de ventos, o pessoal já possa vir a colher os benefícios desse cinturão verde que foi feito já no ano passado e que está em fase de crescimento. A gente vem fazendo as manutenções”, descreveu.

O superintendente da usina destacou que, apesar de já atender a tudo o que a legislação exige, a Vetorial não está de braços cruzados com relação aos impactos, frisando que existe um esforço constante de melhoria e detalhando o que já é feito, como o trabalho de umectação, que consiste em molhar as vias da siderúrgica.

“A gente tem feito um esforço muito grande, principalmente no impacto de manter as vias umectadas. A gente lava duas vezes por semana todos os telhados da usina e tem um trabalho constante 24h de manutenção, de umectação das vias internas da usina para diminuir esse pó que é levantado ou pelos caminhões ou pelos ventos nessa época do ano. A gente molha a rua, molha todo o sistema durante 24h por dia. São dois veículos de empresas contratadas que fazem todo esse trabalho de umectação”, finalizou, convidando Pastor Isac e os demais vereadores a conhecerem a usina e estendendo o convite às lideranças comunitárias.

Requerimento 65/22

Clique aqui e acesse o Requerimento 65/22