Rose Pereira renuncia à Primeira-Secretaria

por Assessoria de Comunicação publicado 19/10/2021 22h55, última modificação 19/10/2021 23h08

No Pequeno Expediente da Sessão Ordinária desta terça-feira (19/10), Rose Pereira (Psol) renunciou ao cargo de primeira-secretária da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo. A vereadora alegou que o chefe do Legislativo tem conduzido os trabalhos de forma unilateral, sem consulta a ela e, às vezes, de maneira autoritária.

“Não pode esta Vereadora subscritora continuar assinando ordens de pagamento de atos administrativos dos quais teve sua participação tolhida pela Presidência. É, sem dúvida, um risco continuar rubricando documentos para atender a uma exigência formal, enquanto o único responsável pela gestão dos recursos da Câmara tem sido exclusivamente o Presidente, conforme deliberação própria e antiparticipativa”, justificou Rose Pereira, ressaltando a ausência da confiança necessária para o funcionamento da Mesa Diretora.

Rose Pereira continua como vereadora, mas abdica da Primeira-Secretaria cinco meses após ter sido aclamada a este cargo, que na época havia ficado vago com a renúncia de Paulo da Pax.

Embora o segundo-secretário substitua o primeiro em eventuais ausências nas sessões, quando há renúncia o Regimento estipula uma eleição suplementar para o cargo vago, devendo a votação ocorrer já na reunião ordinária imediatamente seguinte. No caso, a eleição será na próxima terça-feira (26/10).

Primeiro-secretário

O primeiro-secretário tem, dentre outras, as seguintes funções: organizar o expediente e a Ordem do Dia, fazer a chamada dos vereadores, superintender a redação das atas, registrar em livro próprio os procedentes firmados na aplicação do Regimento Interno e manter à disposição do Plenário os textos legislativos atualizados.

Renúncia

Clique aqui e baixe o ofício de renúncia