Secretário alega que já houve melhora na limpeza, é parabenizado e não responde sobre medições da Sol Brasil

por Assessoria de Comunicação publicado 29/11/2022 23h56, última modificação 29/11/2022 23h56

No início da sessão ordinária desta terça-feira (29/11), o secretário de Obras, Luiz Carlos dos Santos, esteve à disposição para responder questionamentos dos vereadores sobre os serviços de limpeza e de manutenção das vias e praças da cidade. O representante do prefeito João Alfredo (Psol) compareceu na condição de convocado, devido à aprovação do Requerimento 88/22, de autoria de Tania Ferreira (Solidariedade).

Luiz Carlos permaneceu por cerca de meia hora à frente do microfone, ouvindo os parlamentares e dando a sua versão dos fatos. Neste período, cinco vereadores dirigiram a palavra ao secretário: Tania Ferreira, Edervânia Malta (MDB), Nego da Borracharia (PSD), Pastor Isac (PTB) e Tiago do Zico (PSDB).

“A gente via esse problema de perto e assim a gente começou a oficializar a Sol Brasil por três vezes para eles tomarem providências. Junto a isso daí, nos últimos 30 dias, ao passar na cidade, a gente já viu uma melhora”, disse Luiz Carlos, em resposta ao questionamento inicial de Tania Ferreira, alegando que o quadro de funcionários da Sol Brasil dedicados à limpeza pública foi aumentado com ajuda da Prefeitura “de 9 a 11 para 20 a 22 pessoas há 15, 20 dias atrás”.

A vereadora questionou se o secretário tem andado pela cidade, visitado os prédios públicos, postos de saúde e visto o matagal que estaria tomando conta dos locais. Luiz Carlos disse que todos os dias o pessoal da limpeza está nos bairros. “Conforme aumentar esse quadro da Sol Brasil e o nosso, eu acredito que vai suprir essas necessidades”, complementou.

Em seguida, Edervânia Malta decidiu parabenizar o secretário por pegar uma das maiores pastas do município com comprometimento com a zona rural e a zona urbana. A vereadora aproveitou para cobrar sobre abertura de concurso público para aumentar o quantitativo de cargos da Secretaria.

Nego da Borracharia foi o terceiro a fazer uso da palavra. O vereador disse que poderia ter inúmeros questionamentos sobre a Sol Brasil, mas preferiu agradecer ao secretário por estar sempre atendendo às suas solicitações.

Na sequência, Pastor Isac perguntou sobre o prazo de contrato com a Sol Brasil. O secretário disse não ter a resposta exata em mãos, mas o vereador concordou em receber nessa quarta-feira (30/11) e também parabenizou o servidor pela atuação no cargo.

Tiago do Zico fechou os debates questionando sobre a medição e a execução do pagamento da Sol Brasil. O vereador alegou que esteve com Nego da Borracharia medindo algumas áreas e que constatou um superfaturamento grande por parte da empresa. O secretário alegou que esse não era o objeto da convocação e se limitou a dizer que foi aberta uma sindicância sobre o assunto.

O vereador tentou insistir no tema, mas o procurador João Vitor Chaves, que permaneceu ao lado de Luiz Carlos, interrompeu.

“As denúncias encaminhadas pelos vereadores são objetos de sindicâncias, que são apuradas pelo Executivo Municipal. O secretário, o jurídico ou qualquer outro servidor público se abstêm de fazer qualquer comentário ou manifestação até o final da apuração dos procedimentos”, disse o advogado.

Acesse o debate completo no Facebook da Câmara