Vereadores e secretário debatem melhorias para a saúde

por Assessoria de Comunicação publicado 23/09/2021 13h03, última modificação 23/09/2021 13h03

A Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo recebeu, nesta quinta-feira (23/09), a visita do secretário de Saúde, Matheus Bolis, que se ofereceu para dialogar e buscar sugestões dos vereadores para formulação das diretrizes referentes à sua área que constarão no próximo Plano Plurianual (PPA).

O PPA estabelece as diretrizes e metas para a administração pública ao longo de quatro anos. Inicia-se no segundo ano da gestão e vai até o primeiro do mandato seguinte. Logo, atualmente está vigente o PPA 2018/21, sendo formulado o Plano 2022/25.

“Foi uma reunião muito positiva. Cada vereador fez suas reivindicações para os próximos quatro anos. Temos grandes anseios como sala de imagem, melhorias no atendimento odontológico e uma equipe de profissionais de assistência social e psicologia para atuar no Hospital”, diz Tania Ferreira (Solidariedade).

Além da sugestão de inclusão e aumento de ofertas de especialidades médicas como cardiologista, geriatra, endocrinologista, oftalmologista, pediatra e psiquiatra, houve a indicação para um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Raio X odontológico e maior facilidade para acesso ao procedimento de laqueadura.

“Já estamos em vista de um cardiologista para atender na rede. O município nunca teve essa especialidade e já estamos caminhando para começar os atendimentos. Também estamos tentando implantar um infectologista e procurando outras especialidades. Nós abrimos o credenciamento e estamos aguardando procura para conseguirmos colocar mais profissionais tanto no Hospital quanto na atenção básica. Vim aqui para ouvir os nobres vereadores, assim como também vou sentar com o Conselho de Saúde para que, juntos, possamos construir um PPA em cima das demandas que o município necessita para os próximos anos”, diz o secretário.

Também estiveram presentes na reunião: Ataíde Feliciano (PSC), Edervânia Malta (DEM), Luiz do Sindicato (MDB), Nego da Borracharia (PSD) e Rose Pereira (Psol).