Denúncia pede perda de mandato de Paulo da Pax

por Assessoria de Comunicação publicado 18/05/2021 14h24, última modificação 18/05/2021 14h24

A Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo recebeu, nesta terça-feira (18/05), denúncia pedindo perda de mandato de Paulo da Pax (DEM). De autoria do cidadão Everton Mathias, a proposição aponta quebra de decoro parlamentar em decorrência de possível prática de crime contra a administração pública.

A denúncia narra que, na última segunda-feira (17/05), inúmeros sites tornaram pública uma gravíssima denúncia da possível prática do crime de concussão (rachadinha), que teria sido praticada por Paulo da Pax em função do então secretário-geral da Câmara, Pedro Henrique Gaspar.

O documento traz anexo um áudio, já divulgado pela mídia, de uma conversa entre o presidente Tiago do Zico (PSDB) e Pedro Henrique Gaspar, onde o ex-servidor relata como se deu a sua nomeação, citando que foi indicado por Paulo da Pax e reforçando que o ato só foi possível após alteração na legislação municipal.

Narrando o diálogo, o autor da denúncia aponta que, após algumas considerações, Pedro relatou que Paulo da Pax teria exigido um acordo para dividir parte de seu salário como forma de retribuição pelo cargo.

“Os atos do denunciado evidenciam abuso às regras da moralidade, boa conduta e respeitabilidade e, ainda, contribuem para corroer a imagem e o prestígio desta Câmara de Vereadores perante à opinião pública, corrompendo a confiança e a dignidade do mandato parlamentar”, diz Everton Mathias.

Protocolada, a denúncia já segue para deliberação na Sessão Ordinária desta terça-feira (18/05). Na ocasião, será votada a admissibilidade ou não da acusação. Caso seis ou mais vereadores decidam aceitar a denúncia, é, de imediato, sorteada uma comissão processante para dar andamento à tramitação. Se menos de seis vereadores votarem a favor da denúncia, o documento é arquivado.

Clique aqui e confira a denúncia na íntegra.