Policial Christoffer quer reconhecer cavalgada e rodeio como patrimônios imateriais

por Assessoria de Comunicação publicado 26/03/2024 13h35, última modificação 26/03/2024 13h35

De autoria de Policial Christoffer (PL), o Projeto de Lei 16/24 busca reconhecer a cavalgada e o rodeio como manifestações da cultura e patrimônios imateriais de Ribas do Rio Pardo.

“Não se pode esconder que tais eventos são tradicionais no nosso município, sobretudo, as cavalgadas que, geralmente, são organizadas para fins religiosos, que tem fortes momentos de fé cristã com o passeio em cavalos com destinos a outros municípios”, diz o vereador.

A matéria define cavalgada como manifestação cultural em forma de passeio, previamente organizada. Já o rodeio é descrito como atividade de montaria ou de cronometragem, sendo avaliada a habilidade do atleta em dominar o animal com perícia, além do desempenho do próprio animal.

A proposição visa proibir o uso de bombinhas, explosivos ou qualquer outro artifício que possa assustar os animais ou provocar acidentes. Seriam, também, vedados quaisquer medicamentos ou choques elétricos que pudessem colocar os animais em estresse físico ou psicológico.

Clique aqui e acesse o PL

https://sapl.ribasdoriopardo.ms.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2024/1421/p.l.l_no_20.2024.pdf

Tramitação

Protocolada, a proposição já foi inscrita na Ordem do Dia da sessão desta terça-feira (26/03), quando será lida e então encaminhada para análise das comissões permanentes.