Vereadores Robertão e Adriano juntamente com o Vice Prefeito Paulo Tucura são convidados para inauguração do projeto Horizonte II da Fibria

por Assessoria de Comunicação publicado 03/11/2015 10h32, última modificação 03/11/2015 10h32

O Vereador e Presidente de Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo-MS Robertão (PMDB) e o Vereador e 1° Secretário Adriano Nogueira (PPS) juntamente com o Vice-Prefeito Paulo Tucura (PMDB), estiveram presente na inauguração do projeto Horizonte 2 da Fibria que aconteceu em Três Lagoas-MS no dia 30/10/2015.

Segundo os vereadores Robertão e Adriano, o convite foi oportuno para conhecer mais sobre o setor, como funciona o sistema de produção de celulose, pois o foco nesta Indústria é importante por se tratar de um seguimento que em breve se estabelecerá em Ribas do Rio Pardo.

O chamado Projeto Horizonte 2, com foco no mercado de exportações, contempla a construção de nova linha de produção de celulose branqueada de eucalipto com capacidade nominal de 1,75 milhão de toneladas ao ano. A expectativa é que a nova linha industrial inicie produção no quarto trimestre de 2017, elevando a capacidade produtiva da empresa para mais de 7 milhões de toneladas anuais.

A aprovação do projeto de expansão, após meses de estudos, ocorreu cerca de uma semana depois que a Fibria anunciou um acordo comercial com a Klabin para a compra de pelo menos 900 mil toneladas anuais de celulose a partir de 2016.

"A ampliação da unidade de Três Lagoas (da Fibria) segue a estratégia de crescimento com disciplina da Fibria, que considera uma janela de oportunidade para a entrada de nova capacidade de produção de celulose no mercado em 2018", afirmou o presidente da Fibria, Marcelo Castelli, em comunicado à imprensa.

Segundo a Fibria, o projeto Horizonte 2 será financiado com geração de fluxo de caixa livre da empresa e financiamentos junto a entidades que incluem o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), "obedecendo os limites previstos na política de gestão de endividamento da companhia".

A Fibria opera atualmente quatro fábricas com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas de celulose por ano, incluindo a participação de 50 por cento da companhia na Veracel, uma joint-venture com a finlandesa Stora Enso , na Bahia.

A companhia afirmou que as licenças ambientais para a ampliação da unidade de Três Lagoas, incluindo a licença de instalação, já foram obtidas.

O suprimento de madeira necessário para a operação da nova fábrica virá de florestas cultivadas no Mato Grosso do Sul. A empresa vai precisar de 174 mil hectares de florestas plantadas em áreas próprias, arrendamento e parcerias, além da compra de madeira futura de terceiros. Atualmente, a Fibria já conta com excedente de 107 mil hectares plantados ou sob contratos de plantio.

A celulose produzida pela Fibria em Três Lagoas é levada por transporte ferroviário até o Porto de Santos (SP), de onde é exportada para mais de 40 países.