A+ A-
A 11ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo teve, nesta terça-feira (13), 19 proposições aprovadas: dois projetos de lei, cinco requerimentos, 11 indicações e uma moção. Houve, ainda, um veto e cinco outros PL’s encaminhados para análise das comissões.
APROVADOS POR UNANIMIDADE EM ÚNICA VOTAÇÃO
ENCAMINHADOS PARA COMISSÕES
GRANDE EXPEDIENTE
A primeira a usar a palavra livre foi Lucy Duarte (PSD). A vereadora lembrou que esteve na última sexta-feira (10) na Vila Jabour com seu gabinete itinerante e agradeceu a cada morador que compareceu para levar suas respectivas solicitações. A parlamentar reforçou que as demandas recebidas já viraram proposições cobrando melhorias em esgoto e área de lazer para o bairro.
Em seguida, Sargento Nei (PSDB) iniciou falando da importância do PL 50/25, lembrando que a proposição nasceu de sua autoria e foi construída em conjunto com o secretário de Educação e o prefeito. O vereador citou que o Proerd é dedicado a alunos do quinto ano do ensino fundamental, alegando que é o momento de formação da personalidade e que é de grande importância ensinar as crianças a dizer não às drogas e à violência. O parlamentar disse que se reuniu nesta terça-feira com o prefeito Roberson Moureira para levar algumas demandas que chegaram a ele. Sargento Nei alegou que o chefe do Executivo teria dado os prazos de 17 de junho para entregar a obra da ligação da Avenida Nelson Lyrio ao São Sebastião, ao Portal da Lagoa e ao Santo Antônio; e 31 de maio para o término do asfalto da Avenida Alentino, no Estoril. O vereador ainda falou que o motivo do atraso na entrega dos uniformes e material escolar seria devido à mudança de gestão e entraves burocráticos, mas reforçou que logo a população já vai recebe-los, alegando que o secretário de Educação o teria passado a informação de que, para 2026, já pretende iniciar o projeto da licitação em agosto para que tudo esteja com os alunos já no início do próximo ano. O parlamentar encerrou agradecendo à Adma Freitas da Silva, dizendo que a homenageada pela Moção 02/25 teve uma brilhante passagem por Ribas do Rio Pardo.
O terceiro a falar foi José Heleriano (PP), ressaltando a importância dos dois PL’s aprovados na sessão. O vereador citou a doação de 25 terrenos para um fundo gerido pela Caixa Econômica construir casas populares, apontando que seria um pequeno, mas importante passo da política habitacional que o município precisa. Sobre o segundo projeto, o parlamentar narrou que seria a reunião de várias políticas públicas relacionadas à primeira infância, envolvendo saúde, educação e outros vários setores, reforçando que as comissões buscaram incluir mais representantes, do Judiciário e da sociedade civil em geral, para acompanharem e participarem das ações e planejamentos.
Policial Christoffer (PL) foi o próximo a falar, mencionando o Dia Nacional da Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia, celebrado no último dia 12. O vereador lembrou que houve um projeto aprovado pela Câmara em 2024, mas disse que, até o momento, nenhuma ação teria sido posta em prática. O parlamentar falou que o município tem pouquíssimas, ou nenhuma, ações para essa causa, que é uma doença invisível de dores crônicas que aflige em sua maioria as mulheres. Policial Christoffer ainda parabenizou a homenageada Adma Freitas da Silva.
Antes do encerramento da sessão, Tania Ferreira (PP) ainda reforçou as parabenizações a Adma, lembrando que teve o prazer de trabalhar com a homenageada na Casa de Acolhimento e desejando a ela todo carinho na continuidade de sua jornada.
PRESENÇAS
Todos os 11 vereadores estiveram presentes.
REPRISE
Assista à reprise da sessão no Facebook da Câmara
PAUTA