Geral

VER MAIS

Câmara faz evento de conscientização sobre o autismo

Geral
23 de abril de 2025

A Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo, com apoio da Prefeitura, realizou, nesta quarta-feira (23), uma palestra de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), ministrada pelo gestor nacional da PRF Amiga dos Autistas, Alexandre Figueiredo. O evento contou, ainda, com apresentação artística e fala de mãe atípica.

“Eu tenho autista na família e só quem tem sabe como é líder com uma criança autista. Às vezes, as pessoas tratam o autista como criança mal educada por não entender, não saber o que é. Para isso, precisamos trazer o assunto à tona. E, se depender dessa Câmara, vamos criar uma lei para que todo mês de abril tenhamos uma palestra como essa”, disse a presidente Tania Ferreira (PP), ao lado do vice-prefeito Paulinho da Tabacaria (PP).

A solenidade iniciou com Pedro Henrique Higino fazendo uma apresentação artística. O músico contou um pouco da sua trajetória com diagnóstico do autismo e emocionou a todos na voz e violão. Em seguida, Maysa Providello falou sobre a sua experiência com seu filho autista não-verbal.

“Eu moro em Ribas há 20 anos e nunca tinha visto a Câmara tratar de autismo. O Dione nem é um pai atípico, mas agarrou a causa. E é isso o que a gente quer: ajuda! A saúde pública ainda é muito vaga, muito sucinta nesse assunto”, disse Maysa, citando Dione Tavares (PSB).

A palestra principal, sob o nome de “Segurança pública inclusiva: compreender para melhor entender”, teve mais de uma hora de duração, com Alexandre Figueiredo abordando diversas questões sobre o TEA, desde o diagnóstico ao tratamento, exibindo vídeos e interagindo com a plateia. O policial rodoviário federal ainda é idealizador do Guardião Azul MS e diretor regional do Movimento Orgulho Autista Brasil.

“A gente ficou muito feliz com o convite da Câmara para estar aqui hoje. A informação é a maior inclusão. É através dela que vem o despertar e a sensibilização. A gente precisa compreender para melhor apoiar e mostrar a importância que cada cidadão tem para acolher, assistir e educar não só o cidadão com autismo, mas também a sua família”, disse Alexandre.

TEA

O TEA é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação e comportamento restrito e repetitivo. Não é uma doença, mas sim uma condição neurodesenvolvimental que afeta a forma como as pessoas autistas percebem e interagem com o mundo ao seu redor. Isso inclui não apenas a forma como elas processam informações sensoriais, mas também como elas se relacionam com os outros e compreendem as nuances sociais.

Em caso de suspeita de autismo, é importante consultar um pediatra para, se confirmado o diagnóstico, iniciar o tratamento apropriado para melhorar a qualidade de vida da pessoa.

PRESENÇAS

Estiveram presentes os vereadores: Anderson Arry (PSDB), Dione Tavares (PSB), Jaqueline Arimura (PT), Jeová do Banco (PP), José Heleriano (PP), Lucas Lopes (PT), Lucy Duarte (PSD), Rose Pereira (PSDB) e Tania Ferreira (PP).

Além do vice-prefeito Paulinho da Tabacaria (PP), os secretários municipais de Esporte, Charlin Castro, e de Saúde, Tiago Friosi, também acompanharam o evento.

REPRISE

Assista à reprise da palestra no Facebook da Câmara