A+ A-
A Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo, com apoio da Prefeitura, realiza, nessa quarta-feira (23), uma palestra de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ministrada pelo gestor nacional da PRF Amiga dos Autistas, Alexandre Figueiredo, o evento, aberto ao público, ocorre a partir das 19h, no Sindicato Rural.
“Quero convidar toda a população para estar presente conosco! As pessoas autistas merecem todo o respeito e precisam ter garantido o seu espaço na sociedade. Para isso, precisamos promover a conscientização de todos a fim de termos um ambiente mais acolhedor e inclusivo”, diz a presidente Tania Ferreira (PP).
A solenidade tem início com apresentação artística do cantor Pedro Henrique Higino. Em seguida, Maysa Providello, mãe de uma criança com TEA, fala sobre sua experiência com seu filho.
“O nosso foco é trazer mais informação sobre tudo o que envolve o Transtorno do Espectro Autista. Precisamos fazer com que o Poder Público e a população em geral tenham um olhar diferenciado para essas pessoas. Só assim, poderemos avançar juntos na garantia dos direitos dos autistas”, diz Dione Tavares (PSB).
Encerra o evento Alexandre Figueiredo, policial rodoviário federal, que, além de gerir nacionalmente o PRF Amiga dos Autistas, ainda é idealizador do Guardião Azul MS e diretor regional do Movimento Orgulho Autista Brasil.
“A gente precisa ter todo o carinho e cuidado em relação aos autistas. Eles fazem parte da nossa sociedade e precisamos ter toda a atenção ao garantir essa inclusão nos debates e nas políticas públicas”, diz Jeová do Banco (PP), ao lado de José Heleriano (PP).
Palestra Abril Azul
Autismo
O TEA é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação e comportamento restrito e repetitivo. Não é uma doença, mas sim uma condição neurodesenvolvimental que afeta a forma como as pessoas autistas percebem e interagem com o mundo ao seu redor. Isso inclui não apenas a forma como elas processam informações sensoriais, mas também como elas se relacionam com os outros e compreendem as nuances sociais.
Em caso de suspeita de autismo, é importante consultar um pediatra para, se confirmado o diagnóstico, iniciar o tratamento apropriado para melhorar a qualidade de vida da pessoa.