A+ A-
Policial Christoffer (PL) teve mais duas leis de sua autoria promulgadas nesta semana. As novas normativas, que já estão em vigor, tratam de equoterapia e de desenvolvimento sustentável.
LEI 1.517/25
A Lei institui o Programa Municipal de Equoterapia, voltado às pessoas com deficiência, com altas habilidades, com distúrbio comportamental e às vítimas de acidentes.
“A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, caracterizado por todas as técnicas de equitação e atividades equestres que visam o desenvolvimento biopsicossocial das pessoas com deficiência. A equoterapia possui incontáveis benefícios, dentre eles, o aperfeiçoamento da coordenação motora, equilíbrio, fortalecimento da musculatura, memória, percepção visual e auditiva e a independência”, diz o vereador.
O Programa consiste em um método terapêutico e educacional, sendo coordenado por órgão indicado pelo Executivo, que pode firmar convênio ou parceria com instituições para implantação das atividades.
LEI 1.519/25
A Lei institui a Semana de Desenvolvimento e Futuro Sustentável no Calendário Oficial de Ribas do Rio Pardo. A celebração fica marcada para ocorrer anualmente no período em que constar o dia 25 de setembro, data adotada pela Organização das Nações Unidas em referência aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
“Ao institucionalizar a matéria proposta, nossa cidade dá um passo importante na construção de uma sociedade mais consciente e responsável, alinhada às metas globais de desenvolvimento sustentável e comprometida com a preservação dos recursos naturais para as futuras gerações. Essa iniciativa reforça o papel do município como protagonista na busca por soluções inovadoras e sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro mais justo e equilibrado para todos”, diz o vereador.
Durante a Semana, poderão ser realizadas atividades como: campanhas educativas sobre a importância da sustentabilidade ambiental, social e econômica; oficinas e workshops abordando o uso racional da água e o cultivo de hortas urbanas; palestras e debates com especialistas; feiras e exposições de produtos e serviços sustentáveis; mobilização de escolas e outras instituições de ensino.
TRAMITAÇÃO
As matérias foram aprovadas por unanimidade em suas duas votações plenárias, se transformando em lei com as promulgações do prefeito Roberson Moureira (PSDB).
LEI